23 dezembro 2013

Estrelinhas de Gengibre e Canela


Este Natal, e aproveitando o meu gosto pela culinária, decidi fazer alguns biscoitos para oferecer.
Aconchegados numas bonitas caixinhas, pareceu-me ser uma óptima ideia para dar alguns presentes personalizados e em conta.

Depois de várias pesquisas pela internet e pela blogosfera, decidi começar por uma combinação deliciosa: gengibre e canela.
Munida da receita e de um cortador de biscoitos em forma de estrela, bem apropriado para a época natalícia, lá fui eu para a cozinha.

A massa é super simples de fazer e depois é só estendê-la com a ajuda do rolo e cortar os biscoitinhos.
Fiz uns com a massa mas fina e outros com a massa um pouco mais alta, e aconselho esta segunda hipótese: são mais fáceis de cortar assim, ficam mais bonitos depois de prontos e não queimam tão facilmente no forno.

Depois de bem secos e decorados a gosto, neste caso com uma glace de açúcar e estrelinhas de cacau da Vahiné (que se encontram na maioria dos supermercados), coloquei-os numas bonitas caixinhas que encontrei na Viva.

Amanhã à noite já verei as reacções dos presenteados :)


























Ingredientes: 
300 g de farinha sem fermento // 1 c. de chá de fermento // 1 c. de chá de gengibre // 1 c. de chá de canela // 100 gr de margarina amolecida // 100 g de açúcar amarelo // 2 ovos L // 4 c. de sopa de mel

Preparação:
Bater os ovo, misturar o mel e reservar.
Misturar a farinha, o fermento, o gengibre e a canela. Adicionar a margarina e o açúcar e incorporá-los na mistura. Gradualmente adicionar a mistura dos ovos/mel até que a massa ligue (pode não ser necessário usar a mistura toda).
Enfarinhar uma superfície limpa e estender a massa com altura a gosto. Com os cortadores recortar as bolachas e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal. Vão ao forno a 170 ºC durante cerca de 15 min. Deixar arrefecer completamente as bolachas antes de as decorar.

4 comentários:

  1. Que excelente ideia. Eu sei que ficaria felicíssima por receber uma caixinha dessas. :) :)
    Depois conta a reacção de quem recebeu. Agora estou curiosa. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Gostaram muito, mais até do que das coisas compradas nas lojas. Deram imenso valo por terem sido feitas especialmente para eles :)

      Eliminar

-----------------
Obrigada!
http://aquesabemosdias.blogspot.com